Aleluia! Cristo Ressuscitou!

Homilia: O amor de Deus é a pregação da Lei e do Evangelho (Atos 11:19-26)



A guerra do amor - menciono essa frase porque não apenas nos dias de hoje, mas ao longo de toda a história da humanidade, as pessoas têm feito coisas, segundo elas, guiadas pelo amor. Há alguns dias, ouvi em um podcast a história do Alemão Hitler e o historiador contou tudo o que esse homem havia feito na Primeira e Segunda Guerra Mundial por amor ao seu país, mas com um pensamento antissemita. Todos nós sabemos, pela história, o quão trágico foi o que aconteceu com todos os judeus naquela época. Mas quero que vejamos como uma pessoa cometeu uma matança em nome do amor à sua pátria.

Isso também aconteceu na época das Cruzadas, quando a Igreja de Roma, por amor à sua religião, perseguiu, aprisionou e matou muitas pessoas simplesmente por não pertencerem à sua fé. Mas não precisamos ir muito longe, hoje o amor ainda é uma desculpa para viver e agir para muitas pessoas. Alguns acreditam ter encontrado o verdadeiro amor na homossexualidade, outros nas adições ao álcool e às drogas, outras pessoas acreditam se amar sendo ateias ou vivendo na anarquia. Mas nós, como cristãos, entendemos o que é viver no verdadeiro amor?

Conhecemos a história de Paulo, antes chamado Saulo, e como esse homem, por amor à sua vida judaica, perseguia a Cristo e seus seguidores. É incrível tudo o que Saulo fez ao assassinar, aprisionar e fazer blasfemar os cristãos por causa do seu amor à tradição judaica. Mas esse homem não sabia o que estava por vir. Ele conheceu, em sua conversão, o verdadeiro amor, o ágape. Este é o amor no qual precisamos nos concentrar para fazer a diferença, porque muitos acreditam que o amor eros, o sexual, é o verdadeiro, já que apenas satisfazem uma necessidade carnal e sempre justificam isso em nome do amor, não importa com quem tenham uma vida sexual. Outros acreditam que, quando têm um amor fraternal, de amigos, por alguém, é necessário mostrar esse amor permitindo que essa pessoa aja, fale e pense como quiser, sem levar em conta os mandamentos de Deus.

Quantas vezes concordamos com atitudes, palavras e pensamentos que vão contra a vontade de Deus e apenas nos calamos porque a pessoa que está fazendo isso é nosso amigo. Nós realmente não entendemos o significado do verdadeiro amor e, por isso, merecemos a justiça de Deus, merecemos a morte eterna por sermos convenientes, egoístas e orgulhosos ao sermos exclusivos com o amor à nossa medida e conveniência, pecando contra o resumo de toda a lei: Amar ao Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo.

O texto para este dia nos coloca em um contexto de ódio, assassinato e mentira. É realmente triste como começa esta porção do texto. "Agora bem, os que haviam sido espalhados por causa da perseguição que houve por causa de Estêvão". Os judeus, justificando seu amor às tradições e sua origem em Abraão, apedrejaram muitos e fizeram outros migrarem porque pregavam o amor de Cristo. Estêvão é o melhor exemplo para isso. Este crente estava pregando o Amor de Cristo, e a resposta dos sectários judeus foi assassiná-lo. A resposta foi o ódio e a rejeição a tudo o que cheirasse a ser seguidor de Jesus. Mas o amor de Deus é muito maior e usou todo esse ódio dos judeus para continuar expandindo seu reino, este reino onde a Lei é pregada por amor e o Evangelho é pregado por amor. Paulo é um exemplo desse amor de Deus, e cada um de nós também é. Hoje temos a desculpa perfeita para amar: o amor de Deus, que nos deu em Jesus Cristo a manifestação do verdadeiro amor.

Em Antioquia, podemos ver o efeito da Lei e do Evangelho pregado em todo o seu esplendor e com grandes resultados para pessoas pecadoras como cada um de nós. Muitos chegaram à fé, e em resposta a esse crescimento, a igreja, movida por esse amor, enviou Bernabé para verificar tudo o que estava acontecendo naquele lugar. Bernabé foi usado pelo Espírito Santo, mostrando amor por Paulo, já convertido, para que o ajudasse ali por um ano a pregar a mensagem do amor, da Lei e do Evangelho. Podemos entender tudo o que aconteceu naqueles dias, quando passaram a pregar não apenas para os judeus, mas também para todos os gentios, e isso mostra o amor claro de Deus por toda a humanidade.

Jesus claramente nos ensina no evangelho para este dia a relação íntima que existe entre guardar seus mandamentos e amar ao próximo, e isso faz todo o sentido porque Jesus mesmo veio nos amar, cumprindo perfeitamente os mandamentos de Deus guiados por seu amor ao Pai. Jesus amou sem medo os leprosos, os publicanos, as prostitutas, os fariseus e também cada um dos líderes religiosos de sua época, anunciando sem medo e com amor que Ele era o Messias esperado em quem todas as profecias se cumpriram totalmente porque nosso Senhor Jesus anunciou sem medo e com Amor que Ele era o Messias que veio mostrar o amor de Deus vivendo em nosso lugar, cumprindo perfeitamente cada mandamento de Deus.

O apóstolo João mostra isso em uma das leituras para este dia: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho em propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:10). A cruz foi o lugar onde este Cordeiro sem mancha morreu, crucificando em sua carne nosso ódio, egoísmo e orgulho. A cruz é a demonstração do verdadeiro Amor da Lei e do Evangelho, pela Lei Jesus foi condenado e castigado ao ocupar nosso lugar, e no Evangelho Ele venceu o pecado, a morte e o diabo. A ressurreição de Cristo é a verdadeira demonstração do amor de Deus por cada um de nós.

Paulo, Bernabé, os irmãos em Antioquia, os apóstolos de Jesus viveram nesse verdadeiro amor, e cada um de nós hoje está ouvindo e vivendo no verdadeiro amor, o ágape. Este amor podemos defini-lo como não dando o que se merece, mas o que se precisa. Merecemos a punição no inferno, mas o Pai nos céus aceitou toda a obra de Jesus por amor a nós, e é por isso que hoje confessamos que Ele nos amou primeiro. Este amor que veio até nós verticalmente, Deus quer que o mostremos horizontalmente ao nosso próximo, e isso acontece quando colocamos as necessidades dos outros acima das nossas.

O melhor exemplo disso é visto na pregação da Palavra, como vemos no trecho de Atos para este dia, quando eles encheram Fenícia, Chipre e Antioquia com o amor da Lei e do Evangelho, nós fazemos isso preenchendo nossas vidas com amor, vivendo no perdão que Jesus nos deu a cada um de nós, e isso significa que nosso passado pecaminoso foi limpo. Hoje desfrutamos desse perdão, e como filhos de Deus continuaremos a viver essa promessa até partirmos para o céu.

Por isso, estamos cheios de amor para encher nosso lar com amor, deixando os desejos da carne de lado e amando, cuidando de nossos casamentos, honrando-os e vivendo em todos os mandamentos como guia para cumprir a promessa de estarmos juntos até que a morte nos separe. Mas também, como filhos, estamos cheios de amor para obedecer e respeitar nossos pais, porque isso é o que nosso Deus quer, e ao sermos pais cheios de amor, não criaremos nossos filhos com ira, mas com instrução guiada pelo Amor da Lei e do Evangelho.

Mas amemos nosso próximo, mostrando a necessidade de Cristo em suas vidas, e como mostramos o verdadeiro amor por eles ao pregar, sendo honestos, cuidando de suas posses e guiando-os para as Escrituras, para que também vejam a necessidade de arrependimento e perdão em suas vidas. Mas também, como irmãos na fé, vamos viver em comunidade, amando-nos, interpretando as palavras dos irmãos da melhor maneira possível, vivendo no amor e no perdão fraternal, protegendo-nos da falsa doutrina e caminhando juntos na Verdade da Palavra e na oração.

Irmãos, estamos cheios de amor como fruto da Lei e do Evangelho, e isso nos leva a conquistar tudo ao nosso redor com o poder do Evangelho, que nos guia a viver no verdadeiro Amor. Amém.


___________

As Meditações são apresentadas pela Producciones Multilingües-WELS e www.academiacristo.com. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.  Todas as citações bíblicas, a menos que indicado de outra forma, são tiradas da Santa Bíblia, Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização.

0 Comentários