Aleluia! Cristo Ressuscitou!

Devocional Luterano - Jesus se manifesta em Emaús - 01 de maio de 2024



E aconteceu que, quando estavam à mesa, [Jesus] pegou o pão e o abençoou; depois, partiu o pão e o deu a eles. Então os olhos deles se abriram, e eles reconheceram Jesus; mas ele desapareceu da presença deles. E disseram um ao outro: — Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?(Lucas 24:30–32)

No mesmo domingo de sua ressurreição, o Senhor Jesus Cristo se manifestou a dois de seus seguidores que viajavam pelo caminho a Emaús. No entanto, ele se manifestou com uma aparência velada, de modo que eles não o reconheceram. Durante a jornada, percebendo que estavam aflitos com os recentes acontecimentos, o Senhor lhes explicou que a morte e a ressurreição de Cristo haviam sido anunciadas pelos profetas. Ao chegarem a Emaús, convidaram o Senhor a ficar para passar a noite em sua casa. Durante a ceia, Cristo tomou o pão e o abençoou. Foi então que eles o reconheceram. Mas o Senhor desapareceu diante deles. Ele estava presente ali com eles todo esse tempo, mas queria que aprendessem a vê-lo com os olhos da fé.

Hoje, Jesus Cristo está verdadeiramente presente nas reuniões da igreja visível, pois assim ele prometeu. De maneira especial, está presente na Santa Ceia, de modo sacramental, pois além de estar presente como prometeu, também está presente com seu corpo e sangue que foram entregues na cruz. Segundo a Bíblia, na Santa Ceia comemos pão e bebemos vinho, mas também comemos o corpo e bebemos o sangue de Cristo. Esses quatro elementos estão presentes na ceia do Senhor. O pão e o vinho são visíveis, mas junto com esse pão e essa taça, participamos do corpo e do sangue de Cristo que ele entregou na cruz para nossa salvação (1 Coríntios 11:25,26). Em gratidão, desejaremos fazer uso diligente da ceia do Senhor.

Oração:

Amado Senhor, tu prometeste estar conosco onde quer que nos reunamos em teu nome. Mas também nos ensinaste que teu corpo e sangue estão presentes na Santa Ceia quando comemos o pão e bebemos a taça que nos ofereces para o perdão dos pecados. Obrigado por nos firmar em tua palavra e na verdadeira fé por meio deste meio de graça. Amém.

_____

As Meditações são apresentadas pela Producciones Multilingües-WELS e www.academiacristo.com. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.  Todas as citações bíblicas, a menos que indicado de outra forma, são tiradas da Santa Bíblia, Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização.

0 Comentários