Aleluia! Cristo Ressuscitou!

28 de abril de 2024 - Quinto Domingo da Páscoa (Ano B)



Cor Litúrgica: Branco

Introdução

Neste quinto domingo da Páscoa, somos desafiados a refletir sobre a importância de permanecermos ligados a Cristo, a verdadeira videira. O Evangelho nos lembra que é somente através dessa união que podemos dar frutos significativos em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. 

Primeira Leitura - Atos 4:32–37

32 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.

33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

34 Não havia nenhum necessitado entre eles, porque os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes

35 e os depositavam aos pés dos apóstolos; então se distribuía a cada um conforme a sua necessidade.

36 Então José, a quem os apóstolos chamavam de Barnabé, que quer dizer filho da consolação, um levita natural de Chipre,

37 vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o depositou aos pés dos apóstolos.

Segunda Leitura - 1 João 3:18–24

18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade.

19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, diante dele, tranquilizaremos o nosso coração.

20 Pois, se o nosso coração nos acusar, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.

21 Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;

22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.

23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

24 Quem guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.

Evangelho - João 15:1–8

1 — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda.

3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado.

4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim.

5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.

6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

7 Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito.

8 Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos.

Oração do Dia

Ó Deus, que formas as mentes do teu povo fiel numa só vontade. Faze-nos amar o que ordenas e desejar o que prometes, para que, entre as muitas mudanças deste mundo, nossos corações possam sempre ansiar pelas alegrias eternas do céu; através do teu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre.

Aclamação ao Evangelho João 15:5

Aleluia. Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto. Aleluia.

Salmo do Dia

63A Na Manhã Cantarei

Hino do Dia

469 Bem-vinda, Manhã Feliz

__________________

Conteúdo do Christian Worship: Altar Book com direitos autorais © 2021 Northwestern Publishing House. Todos os direitos reservados. Todas as citações bíblicas, a menos que indicado de outra forma, são tiradas da Santa Bíblia, Nova Almeida Atualizada© Copyright © 2017 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados. Texto bíblico utilizado com autorização. Todos os direitos reservados mundialmente.

0 Comentários